sábado, 25 de abril de 2009

Projeto ''Zine -se''

Projeto ''Zine-se''
O projeto surge da simples ideia de realizar um trabalho que combinasse as disciplinas de História e Artes com o universo dos alunos, através da produção de conhecimento de maneira informal e divertida. Por isso, a plataforma de trabalho escolhida foi a do Fanzine, algo desconhecido dos alunos e que transporta informações de mão em mão, mantendo-se longe da jaula que as aprisiona , a exemplo dos blogs de educação atuais.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

I FEIRA DE FANZINES NA ESCOLA

Trata-se de um evento experimental que ocorrerá na E.M.E.F. Arthur Pereira de Vargas, no dia 25 de abril no frescor da manhã. Haverá exposição de fanzines editados pelos alunos das 8as séries, zines contraculturais de todo o Brasil e distribuição de fanzines infantis. Agradeço as colegas da biblioteca Cássia e Rosa por acreditar na ideia que mal expliquei e pelo espaço na tradicional Feira do Troca-Troca ( de livros). Conto com a presença de vocês, mesmo sendo um sábado de manhã.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Zine ou Fanzine, o que são? qual a diferença?

Zines são publicações alternativas e independentes feitas geralmente em folha de papel A4. Se utilizam de colagens, desenhos feitos à mão e de muita criatividade para criar o formato desejado; é comum possuírem uma aparência poluída. No início tratava de assuntos como ficção científica e na década de 70 falava de bandas do cenário punk, depois evoluíram para assuntos como política, literatura, sexo, quadrinhos, poesias, feminismo, jornalismo investigativo, e o que mais puder ser expresso em uma folha de papel. Aliás, essa liberdade de escolha de temas e a forma como os mesmos são tratados é uma das várias características que diferem um zine de uma publicação normal. São distribuídos gratuitamente e no máximo é pedida uma contribuição voluntária para ajudar nas cópias do original.
Clique na imagem para seguir lendo o texto de Luciano Dantas

Algo sobre fanzines...

Clique na imagem e leia o texto de Edgard Guimarães

Fanzine ou e-Zine?

Clique na foto e leia as opiniões de editores de zines sobre essa questão